sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Indústria Farmacêutica patrocina evento de sociedade médica que é contra o óleo de coco

O Dr. José Carlos Souto escreveu um post maravilhoso "Óleo de Coco - de novo" sobre um certo comunicado, de uma certa sociedade médica. Não vale a pena mencionar o nome da sociedade pois com certeza o que eles estão querendo no momento é "Falem mal, mas falem de mim".

A única coisa que quero destacar é que esta sociedade organiza um evento anual. Este ano o evento aconteceu em Vitória-ES. Olhem quem são os "Patrocinadores":



As três empresas acima são grandes empresas farmacêuticas e as três já foram envolvidas em problemas relacionados a seus "produtos", de acordo com a Wikipedia: [1], [2], [3].

Numa parte do evento, chamada de Simpósio Satélite, as seções tem até os nomes das empresas farmacêuticas no título:




Vocês acham que é um conflito de interesse que nossos médicos endocrinologistas sejam treinados num evento patrocinado por indústrias farmacêuticas?

Um comentário:

  1. Complementando:

    Erik Neves, referindo a este post do Dr. Alfredo Halpern (https://www.facebook.com/doutoralfredohalpern/posts/881621818583179?hc_location=ufi) e que tem a ver com este post (https://www.facebook.com/doutoralfredohalpern/posts/854562697955758) escreveu:

    "É dele o livro chamado *A dieta que sempre funciona*.

    Mas quando ela não funciona, ele manda tomar liraglutida (Co-autor do trabalho, com recursos da Novo Nordisk, fabricante da… liraglutida. Como você adivinhou?):
    http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1411892

    Ou seja, não existe alimento milagroso (e não existe mesmo), mas existe medicamento milagroso?"


    E eu respondi:

    Novo Nordisk? Jura, Erik Neves? Tá na lista de patrocinadores do Simpósio Satélite do CBAEM organizado pela SBEM...

    ResponderExcluir