sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Exposição Marie Curie


 
A Diretoria de Pós-Graduação do Câmpus Curitiba, da UTFPR, em parceria com a Aliança Francesa, está organizando a exposição sobre a vida e obra da cientista Marie Curie. Nascida em 1867 na Polônia, foi para Paris em 1891, onde estudou na Sorbonne, conheceu e casou com  Pierre Curie. Esta cientista é até hoje a única pessoa a vencer este cobiçado prêmio em duas categorias: Física (1903) e Química (1911).

Junto ao seu marido e a Henri Becquerel, fez estudos que resultaram na descoberta dos elementos radioativos polônio e rádio, o que lhes valeu o Prêmio Nobel de Física em 1903. Depois de ganhar seu primeiro Nobel, torna-se a primeira mulher a atuar como professora da Sorbonne. Sua influência a faz convencer o governo francês a criar um instituto só para o estudo dos usos da radioatividade. A partir dessas pesquisas muitos aparelhos de Raio-X foram desenvolvidos. Durante a Primeira Guerra Mundial, estima-se que um milhão de soldados foram tratados com o Raio-X acoplado a ambulâncias, idealizado por Marie.

Em 1911, ano que ganhou seu segundo Nobel, de Química, Marie participou da primeira Conferência de Solvay, sendo a única mulher dentre notáveis cientistas, entre os quais Albert Einstein, reunidos para discutir os efeitos da radiação. O que não se sabia até então era o risco que envolvia a radioatividade, tanto que causou na cientista um tipo grave de anemia, que acabou por matá-la em 1934. 

A exposição ocorrerá de 13 a 20 de dezembro, na Sala de Exposições da sede central do Câmpus Curitiba. O material apresentado é cedido pela Aliança Francesa de Curitiba.

"Eu estou entre aqueles que acreditam que a ciência tem grande beleza. Um cientista em seu laboratório não é apenas um técnico: é também uma criança colocada frente a um fenômeno natural que a impressiona tanto quanto um conto de fadas."
Marie Curie
 

UTFPR | Câmpus Curitiba
Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação

UTFPR - www.utfpr.edu.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário