sábado, 20 de junho de 2015

Margarina e Banha de Porco - Death by Food Pyramid, Denise Minger


Estou lendo Death by Food Pyramid, de Denise Minger (hoje está 45 reais na Amazon mas comprei por 1 dólar numa promoção do Buck Books - clique aqui para assinar e receber email quando acontecer outra promoção). Excelente livro.Não estou checando para ver se tudo o que ela diz é verdade. Espero que seja. Aqui um resumo do que ela diz sobre margarina e banha de porco:

A margarina foi criada inspirada na banha de porco. O problema inicial que levou à redução do consumo da banha foram as péssimas condições de produção da época. Ratos e carne humana, eventual e acidentalmente, faziam parte do processo, segundo Upton Sinclair.

Procter e Gamble criaram a margarina, mas a hidrogenação havia sido criada anteriormente por cientistas/tecnologistas.

A banha era usada para fazer sabão e velas. Com a chegada da eletricidade o mercado de velas diminuiu.

A semente de algodão era lixo e deu origem ao óleo de algodão que foi a base para a margarina.

A margarina era barata pois usava lixo. Isto é, material que a agricultura da época descartava.

Crisco (nome comercial da primeira margarina) fez sucesso rapidamente por conta de forte campanha de marketing.

Um comentário:

  1. Adolfo, pelo menos agronomicamente todas estas afirmacoes que vc transcreve aqui sao verdadeiras. O fato eh que a producao em grande escala de graos, armazenamento e transporte de graos eh muito mais facil do que a producao de alimentos de origem animal... entao sem aderir a teorias da conspiracao, efetivamente houve o lobby das empresas produtoras de graos. E so pensar no BR.... exportamos grande parte da nossa soja na forma de graos, so nao exportamos mais pq uma boa parte vai para a producao de oleos e margarina que sao produtos agragadores de valor. No entanto, qd se fala em pequena escala de producao tipo pequenas propriedades rurais, a producao animal eh uma das formas mais eficientes de produzir energia e proteina de alta qualidade... Uma das grandes vantagens das dietas low-carb e paleo eh que obrigatoriamente ao abolirmos carboidratos estamos abolindo quase que completamente o consumo de produtos industrializados... o que eh perfeito!!

    ResponderExcluir