sábado, 17 de dezembro de 2016

Os problemas das competições

Terminei de ler o livro de Alfie Kohn sobre competições: No Contest.

Algumas coisas que ficaram antes de uma revisão mais aprofundada do livro:


Vencedores em competições normalmente tem autoestima baixa. Eles precisam da vitória para ter um estímulo adicional a sua autoestima. Mas este estímulo dura pouco tempo e eles vão atrás de mais. É um ciclo vicioso.

Não adianta culpar apenas os maus competidores (dopados, trapaceiros, etc) pelas coisas erradas que fazem. Metade da culpa é da estrutura. Por exemplo, Lance Armstrong foi sim um pilantra. Mas ele foi um pilantra porque a estrutura permitiu e até mesmo o convidou a ser um pilantra. E tem muitas outras pilantragens em vários outros esportes. 

Pais não deveriam ficar chateados quando seus filhos perdem uma competição. E também não devem parabenizar quando seus filhos vencem.

Perder é uma droga, mas muitos acham que competição é natural. Não é.

A maioria das diversões por aí são competições. Isto quer dizer que competir é a única forma de se divertir? Não! O livro Cooperative Games, de Terry Orlick, traz vários jogos cooperativos. E existem inúmeros livros em português sobre o tema.

Quem não gosta de competição não é porque é perdedor. Mesmo muitos vencedores não gostam das competições. Até mesmo psicólogos do esporte sugerem a atletas que não se foquem em vencer mas sim em dar o seu melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário